O PAPEL É O MELHOR OUVINTE, PORQUE NÃO TE ESCUTA SÓ PRA ESPERAR A VEZ DE FALAR






sábado, 7 de agosto de 2010

Happiness is Only Real When Shared

-por Otávio Silva


 

    -Que felicidade! Eu não poderia estar mais feliz!

    -Isto é óbvio.

    -Jura?! Está tão na cara? Deve estar escrito na minha testa, não é?

    -Não, na sua cara só os mesmos óculos tortos e as espinhas de sempre. E na testa, algumas rugas novas, pra falar a verdade.

    -Poxa! Não precisava me lembrar dessas coisas. Mas por que raios você disse que é óbvio eu não poder estar mais feliz?

    -Porque isto é impossível.

    -Ahn?!

    -Felicidade é só um sentimento. Não dá pra medir sentimentos.

    -Claro que dá!

    -Em qual escala? Metros, quilogramas? Graus centígrados, talvez?

    -Em nenhuma destas, oras! Mede-se pelo número de sorrisos na cara por dia.

    -Ah, deixa de besteira! E os sorrisos amarelos, entram na conta?

    -Ah... Estes não contam...

    -Não faz sentido. Os sentimentos são abstrações ideais e subjetivas dos seres humanos: nenhum tipo de objetivação seria capaz de calculá-los.

    -Então somos todos felizes iguais?

    -Não. Claro que não. Pessoas são felizes ou não, simplesmente. E mais: "feliz" foi só o nome que alguém inventou pra descrever sua própria abstração. Portanto, se você pensa que sente a mesma coisa que esse alguém, chame-se de "feliz"; se não, não.

    -E o que é que significa "ser feliz", então?

    -Pelo nosso queridíssimo amigo dicionário, felizes são aqueles que se sentem satisfeitos e contentes. E vai de cada um se sentir feliz com o que for.

-Ah, mas que mediocridade! Pensamento pequeno, amigo!

-Este é o problema: ultimamente as pessoas querem ter sempre mais e mais e nunca se contentam: o carro mais rápido, o celular menor, o tênis da moda; nunca se sentem satisfeitos: querem ser o vencedor, o número 1, nota 10, sucesso sempre... Nada é o suficiente.

    -É isso aí! O segundo lugar é o primeiro dos perdedores.

    -Então tá. Vá ser o primeiro colocado e vencedor sozinho enquanto eu vivo em festa com os perdedores.

    

Um comentário:

  1. Hum. Faço parte da segunda corrente. Eu sei medir a minha felicidade. Ótima argumentação!

    ResponderExcluir