O PAPEL É O MELHOR OUVINTE, PORQUE NÃO TE ESCUTA SÓ PRA ESPERAR A VEZ DE FALAR






domingo, 18 de abril de 2010

Eu não me importo: “Este é só o começo do fim da nossa vida”:

-por Otávio Silva

Ele nasceu quando tudo ainda era escuro. Tudo ainda era o nada, a imensidão fria e silenciosa. Ele nasceu pequeno, chorão e sozinho. Chorava pela vida e, caso se assemelha mesmo conosco, pela companhia também. Ele explodiu quando cresceu, pois cresceu demais. Cresceu tanto que não cabia mais. Ele vive hoje ainda. Vive em todo e cada pedaço originado daquela explosão.

Tem gente que gosta de conceituação. Entretanto, teriam dificuldades para nomear quem é ele. Tem gente que não admite a sua existência. Tem gente que não consegue aceitar. "Tem gente que vê Deus quando canta e canta procurando Deus". Tem gente que prefere ficar "em cima de um muro de hipocrisia". Mas ninguém pode ter absoluta convicção daquilo que não se pode constatar.

Evidências existem, mas não comprovam. A verdade é sempre uma, mas é como uma moeda pendurada por um fio invisível no meio de um aquário: o vidro deturpa sua visão, a água, mais um pouco. O fio é visto por alguns, mas por outros, não e dependendo de onde você está só enxerga uma face da moeda, ou às vezes, nenhuma delas.

O modo de vida humanista, com o Homem e a sua "razão" no centro das atenções levou os homens à criação da polis grega, depois à urbanização do século XVIII e vivemos agora em um provisório auge dessas organizações sociais. A ânsia pelo progresso racional é a causa de todo este desenvolvimento.

Mas que "desenvolvimento"? De que valem os "não sei quantos" cavalos de potência mensurados do seu automóvel quando há uma fila deles na sua frente? Aquilo em que você acredita hoje, não acreditará amanhã. A cada descoberta científica, tudo em que se baseavam teorias e teoremas desmorona, e é reconstruído um novo modo de se enxergar aquela moeda.

Eu, infelizmente, não "nasci há dez mil anos atrás" e não me arrisco em dar um veredito. O Big Bang pode realmente ter existido, autótrofos podem ter surgido na água e sofrido mutações, que nem Darwin soube explicar direito, e hoje Lamarck é escorraçado por ter tentado. Não ouso desmentir nada disso, e até certo ponto boto fé em alguma coisa desses pontos de vista.

Mas ao mesmo tempo em que eu escrevo, e no mesmo exato instante que você lê, tem alguém desafiando tudo isso. Lutando contra tudo isso, tem alguém, em alguma parte do mundo, que passa a desfazer as relações de unidades matemáticas e começa a desconfiar dos números. Perto da fé, de nada representa uma relação percentual, quando se está à beira da morte. E "como pode alguém sonhar o que é impossível saber", assim como fazem os sensitivos?

Diante da minha total incapacidade em entender e compreender tais fenômenos, tanto os baseados na ciência, tanto os na fé, é de tamanha inutilidade permanecer parado quieto e analisando o aquário. Eu tento rodeá-lo, procurando pela moeda, para tentar enxergar de tudo quanto é lado possível, mesmo que ela se mantenha girando, a visão nunca será a mesma. Desconfio sempre dos livros, mesmo que seja sagrado. Só não me importo, nem um pouco, em creditar tudo aquilo que está fora de minhas limitações a Deus. Juro que não me importo em pensar ser a Sua vontade a força vital que: movimenta peristalticamente nosso tubo digestor; sintetiza proteínas a partir de lisossomos; ou ainda aquilo a que chamamos comumente de destino ou acaso – que "vai me proteger enquanto eu andar distraído".

5 comentários:

  1. tá filosfando hein lenhaa hahaha, muito legal... gz!

    ResponderExcluir
  2. então, agora eu entendi o q vc queria dizer!haha
    mas eu penso que os numeros e as equações são tao grandiosas como qualquer outra criação, pq foram os homens q a inventaram, assim como inventaram Deus, (no sentindo, de que demos nome, qualidades, etc), então, não há o pq de desvalidar a ciência em prol da fé. A fé só parece ser mais forte, pq ninguém pode interferir nela...mas nao a faz melhor ou maior que as outras coisas da vida.
    nossa....eu q filosofei, hem? haha, mas assim eh bom, pimenta! tem q fazer as pessoas pensarem, mesmo q vc nao seja como vc, =D

    beijoss!!

    ResponderExcluir
  3. Texto milimetricamente maravilhoso ! Parabéns ..

    ResponderExcluir
  4. Agora eu entendo seu ponto de vista, de certa maneira você tem razão.
    Até chegar na parte de Deus reger nossas vidas como uma orquestra =/
    Mas tudo bem, continuaremos com nossas diferenças e debates cada vez melhores.
    Sabe como são os ruivos né?
    Beijão!

    ResponderExcluir